EDUCAÇÃO E CULTURA

NOME DA SECRETÁRIA: MICHAEL LOPES DA SILVA

ENDEREÇO: RUA MANOEL RODRIGUES - CENTRO - ESPERANÇA-PB

TELEFONE: (83) 3361-3801

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA, 08:00 AS 14:00

EXCETO EM FERIADOS NACIONAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS.

69877986 2272660512842610 2890093505047166976 nEm todos os lugares do Brasil, os municípios têm realizado o desfile militar e cívico à população no dia em que se comemora a Independência do Brasil. Em Esperança, além dos desfile militar com a participação do Exército, da ROTAM, da Polícia Militar e Civil, a população pode prestigiar mais um desfile temático organizado pela Secretaria de Educação e Cultura em parceria com outras secretarias da gestão municipal. Dentro do tema "Multiculturalismo na educação de Esperança", as escolas municipais apresentaram a cultura de vários países que fazem parte de nossa nação e que contribuíram na formação da história do povo brasileiro. Além dos figurinos e carros alegóricos, os alunos das escolas participantes apresentaram também danças típicas de cada país o que mostra a riqueza cultural que habitam no Brasil, acompanhados de seus diretores, professores e demais funcionários. Tudo isso em conjunto com mais mais de 12 bandas e fanfarras que vieram de cidades vizinhas com belíssimas execuções musicais e coreográficas. Uma multidão se aglomerou e ficou horas prestigiando todo o evento cívico, extasiada com toda a organização do desfile no dia da Independência do Brasil.

69456077 2260396007402394 9163265107713589248 nInicia-se a Semana da Pátria no Brasil e vários municípios de diversos estados abre as comemorações cívicas em suas localidades. Hoje (dia 01/09), em Esperança, aconteceu, na Praça da Cultura, a abertura oficial da Semana da Pátria com o hasteamento das Bandeiras acompanhado dos hinos do Brasil, da Paraiba e de Esperança, executados pela Filarmônica 1¤ de Dezembro. O evento contou com a presença do chefe de gabinete, Edmilson Lopes, do secretário de educação e cultura, Pr Michael Lopes, da secretária de Esporte e Lazer, Renata Bronzeado, do secretário de Finanças, Clodoaldo Álvaro e do secretário adjunto de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Thiago Moraes. Além desses, estavam presentes na abertura oficial do evento cívico, os coordenadores pedagógicos da SEDUC, os diretores e adjuntos das escolas públicas municipais da zona urbana e rural. "Assim com a família é uma comunidade, a Pátria é a união das famílias, por isso é importantíssimo que estejamos sempre comprometidos com o sentimento patriótico em cada um de nós, porque somos nós que fazemos a Pátria", enfatizou o diretor de cultura, André Oliveira, em sua fala antes mesmo do hasteamento das bandeiras. O secretário de Educação e Cultura, Pr Michael Lopes, agradeceu a presença de todos e reforçou que a programação da Semana da Pátria acontecerá na Praça da Cultura com a participação dos alunos da rede municipal de ensino de acordo com a programação divulgada. 

69306966 2256487717793223 4922413922901819392 nA Prefeitura Municipal de Esperança, através da Secretaria de Educação e Cultura entregou na tarde de ontem (29) a toda população mais uma Escola reformada e ampliada. “A felicidade é imensa, como homem público, de me dedicar em fazer o melhor. Eu costumo falar que investir em educação é o melhor investimento”, destacou o prefeito Nobinho Almeida, no ato de inauguração da Escola Municipal José Lopes. A escola, antes da obra não tinha as condições necessárias para o conforto dos alunos. A escola recebeu infraestrutura moderna, equipamentos de climatização, biblioteca, área administrativa, sala de informática, sistema de acessibilidade, refeitório além da reforma do Ginásio O Rochão que fica ao lado da Escola.
O evento contou com a participação de comunitários, convidados, secretários municipais e vereadores.
De acordo com o prefeito Nobinho Almeida, o novo prédio vai atender com muito mais conforto todos os alunos, em um ambiente iluminado, colorido e adaptado ao aprendizado das crianças.
O secretário de Educação e Cultura, Pr. Michael Lopes destacou os investimentos na área da educação.
“A gestão tem um olhar especial para a educação, hoje estarmos entregando mais uma escola reformada e ampliada, que se somam a ações ofertadas como uma merenda de qualidade, entrega de kits escolares, salas do AEE que se encontravam fechadas, hoje estão abertas, atendimento psicológico e psicopedagogo disponível para todos da educação municipal, enfim uma soma de ações que fazem uma Educação Transformadora e inclusiva”, afirmou o secretário. 

69699831 2253069588135036 7262935752193867776 nA Prefeitura Municipal de Esperança, através da Secretaria de Educação e Cultura realizou na noite de ontem (27) a entrega de novos ternos para integrantes da Banda Filarmônica 1º de Dezembro Luiz Matriz de Oliveira. O Secretário de Educação e Cultura Pr. Michael Lopes ao lado da Coordenadora de Cultura Socorro Aparecida destacou a importância dos investimentos realizado pela gestão municipal em todo município. “Nossa banda faz parte do patrimônio de nossa cidade e merece tal reconhecimento com vestimentas de ótima qualidade e belas como é a sua história e seus números musicais. Um justo reconhecimento à Filarmônica e que o Prefeito Nobinho Almeida vem buscando cada vez mais investir na formação e estruturação de uma Educação transformadora e inclusiva. ” Destacou o secretário.

68908811 2250594128382582 2063309302679994368 nHoje (26/08), às 8h no auditório da EMEF Dom Palmeira, a Secretaria de Educação e Cultura deu início ao SEMINÁRIO DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR da Educação de nosso município à luz da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) em parceira com a FOCO Assessoria Pedagógica. Estiveram presentes o secretário de educação e cultura, Pr Michael Lopes, a secretária adjunta, Alcione Nivia, a coordenadora pedagógica do FOCO, Socorro Trindade, e demais profissionais da educação da escola escolas públicas municipais. O evento teve a apresentação musical de dois alunos da EMEF José Souto e um grupo de educadores da Fênix Consultoria chamados de O Canto das Mãos. A palestra magna sobre o tema CONSTRUINDO NOVOS HORIZONTES E POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS foi ministrada por Socorro Trindade, da FOCO Consultoria Educacional. De hoje até amanhã (dia 27/08), os professores de cada segmento escolar e de cada área do conhecimento estarão divididos em grupos para discutirem e colaborarem na Elaboração da Proposta Curricular da Educação de nossas escolas municipais.