Implantação da coleta seletiva no Município

Publicado em 29/11/2019 às 11:35

Na manhã de ontem, quinta-feira, o Prefeito Nobinho recebeu o Procurador de Justiça, Francisco Sagres, o promotor de Justiça, Raniere Dantas (que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Saúde e Consumidor) e o 1º Promotor de Justiça de Meio Ambiente de João Pessoa José Farias de Souza Filho no Gabinete do Prefeito.

Na oportunidade debateram o fim do lixão “Usina de Lixo” e a implantação da coleta seletiva no Município, a reunião foi para orientar as prefeituras na realização e execução do plano de gerenciamento municipal de resíduos sólidos

Nobinho parabenizou o Ministério Público pela iniciativa e parceria com a FAMUP, para de mãos dadas, trabalharem no “Projeto Fim dos Lixões” e disse que lixões são coisa de terceiro mundo, porque atingem diretamente a saúde da população e o meio ambiente.

Nobinho ainda falou que de imediato pensou em remeter os resíduos sólidos para Campina Grande, mas que com as orientações do Ministério Público, terá como meta primordial a coleta seletiva. “Foi muito proveitoso o esclarecimento dos promotores. Estamos buscando uma solução para resolver essa questão dos resíduos sólidos. Temos muita confiança porque estamos dando o máximo de atenção na busca de melhorias para população”, falou André, Secretário de Agricultura.

Arthur Richardisson disse que : “desde o início da gestão o Prefeito Nobinho tem se preocupado pelo cumprimento da Lei Federal nº 12.305, de 2010 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos e disse que um dos motivos do ex-gestor Anderson Monteiro ter tido a priori as contas reprovadas em 2016 foi a não destinação correta dos resíduos sólidos e não construção de um aterro sanitário.

O promotor de justiça Farias ainda ressaltou que o local onde se encontra a Usina de Lixo de Esperança é uma área totalmente inadequada, por ser em uma parte alta da cidade e de bastante produtividade para a agricultura.

Além do Prefeito Nobinho Almeida, participaram da reunião: Arthur Richardisson (Procurador-Geral do Município), André (Secretário de Agricultura), Thiago (Secretário Adjunto de Agricultura), Emerson (Secretário Adjunto de Administração), Júnior (Agrônomo)