DEPARTAMENTO DE CULTURA DE ESPERANÇA PRESTA CONTAS DA LEI EMERGENCIAL DE CULTURA ALDIR BLANC

Publicado em 30/12/2022 às 14:12

O Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Esperança prestou contas ao Governo Federal dos recursos utilizados da Lei Aldir Blanc, que foram captados e executados nos anos de 2020 e 2022.

O município de Esperança captou na plataforma Mais Brasil, apresentando seu projeto de execução da LAB, R$ 257.013,99 reais.  A prestação de contas ocorreu desde semana passada, no dia 21/12 (quarta-feira), 10 dias antes do prazo final dados pela própria Lei, no sábado (31).

Ao todo, foram 08 editais publicados: Produção Cultural, Artes Visuais, Audiovisual, Artesanato, Literatura, Ações Formativas (Oficinas), Aquisição de Bens/Serviços e Espaços de Cultura, contemplando cerca de 68 beneficiários dos Incisos II e III.

“Estamos felizes e com o sentimento de dever cumprido com a classe artística de nosso município. O valor total do recursos advindo do Governo Federal foi todo utilizado e, por fim, concluímos – assim como tantos outros municípios no Brasil – a prestação de contas. Foi um trabalho exitoso e que rendeu bons frutos para a nossa cidade em tempos de pandemia e pós-pandemia. Toda a Secretaria de Educação e Cultura como também outros setores da administração pública (Finanças e Procuradoria) colaboraram para que os recursos da Lei Emergencial de Cultura Aldir Blanc chegassem aos trabalhadores da cultura, os quais foram afetados em suas atividades culturais devido a COVID-19”, comentou André Oliveira, diretor de Cultura de Esperança.
Em relação aos contemplados de nossa cidade, premiou-se 04 (quatro) proponentes no Inciso II (Espaços de Cultura). Já no Inciso III (Editais de Premiação e Aquisição de Bens), premiamos 35 (trinta e cinco) propostas culturais na área da produção cultural (grupos, artistas solos, duplas e trios pé-de-serra), das artes visuais, do audiovisual, da literatura e do artesanato; 11 (onze) propostas contempladas na área das artes visuais (pintura, escultura, artesanato, xilogravuras) e 18 (dezoito) propostas de oficinas na área da música, da capoeira, das artes visuais, do artesanato, da dança, das artes circenses e literatura (cordel e contação de histórias).

Além destes contemplados nos editais da Lei Aldir Blanc em Esperança, na 2ª Fase da Lei Emergencial realizada pelo Governo do Estado da Paraíba, tivemos 07 premiados, os quais puderam contar com o apoio e as orientações do Departamento de Cultura da SEDUC/Prefeitura Municipal de Esperança.