💚Abril Verde

por Secretaria de Comunicação/ PME Publicado em 29/04/2021 às 15:18

✅APRENDENDO UM POUCO SOBRE OS EPIs “Seus melhores amigos no Trabalho”

O QUE É EPI?

➢ Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

➢  A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias: QUANDO AS EMPRESAS DEVEM FORNECER EPIS PARA OS TRABALHADORES?

➢ Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;

➢ Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;

➢ Para atender a situações de emergência. DE QUEM É A COMPETÊNCIA PARA RECOMENDAR  OS EPIS ADEQUADOS AOS RISCOS E FUNÇÕES? Compete ao Serviço Especializado em Saúde e Segurança do Trabalho - SESMT/SESST/SESSE - ou a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, nas empresas desobrigadas de manter o SESMT/SESST/SESSE, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. CABE AO EMPREGADOR/GESTOR  QUANTO AO EPI :

➢ Adquirir o adequado ao risco de cada atividade;

➢ Exigir seu uso;

➢ Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;

➢ Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;

➢ Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;

➢ Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;

➢ Comunicar ao Ministério da Economia qualquer irregularidade observada;

➢ Registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico. CABE AO EMPREGADO QUANTO AO EPI:

➢ Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;

➢ Responsabilizar-se pela guarda e conservação;

➢ Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso;

➢ Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

Prefeitura Municipal de Esperança- O trabalho avança!

#PME #Secad #Sessse #Cipa #AbrilVerde #SaúdeESegurançaDoTrabalho