Notícia

Segurança do Trabalho em Ação

Publicado em 14/02/2022 às 22:24


O SESSSE (Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Servidor Municipal de Esperança),  em parceria com a CIPA, esteve hoje em visita ao Cemitério Municipal para orientar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no trabalho. Durante a ação foi abordado o uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e as condições de trabalho  que as atividades exigem. 
Coveiro é o indivíduo que abre as covas nos cemitérios e enterra os mortos. Nas funções atribuídas temos ainda incluídas: a retirada de corpos, inumações, transladações, exumações, serviços gerais de construção civil, limpeza, jardinagem, recolha e tratamento do lixo, prestação de informações/portaria e manutenção geral.
Os principais fatores de risco destes profissionais são manuseamento de cargas, posturas forçadas/mantidas, queda de objetos, desconforto térmico, radiação ultravioleta, agentes biológicos, agentes químicos da limpeza e poeira, turnos prolongados e/ou em horário pós-laboral, queda a níveis diferentes e soterramento. 
ENTRE AS AÇÕES DURANTE A VISITA DESTACAMOS:
✅Orientações sobre uso dos EPIs;
✅Ordem e limpeza do ambiente de trabalho;
✅ Organização das ferramentas e matérias utilizadas pelos profissionais;
✅ Prevenção de Acidentes de trabalho;
 
Prevenção é a Solução!