Fiscalização e o cadastramento dos Caminhões Pipas

por SAÚDE Publicado em 23/02/2020 às 11:06

A Secretaria Municipal de Saúde, através dos Setores de Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental, intensificaram a fiscalização e o cadastramento dos Caminhões Pipas que transportam Água no nosso município.

- A ação iniciada nesta segunda-feira (03/02/20), tem como objetivo verificar a Qualidade da Água, através da Coleta de amostras de água e envio para análise em Laboratório. E também a verificação do estado de conservação dos Caminhões Pipas. Questões como: estrutura do tanque (impermeabilização, vedação, mangueiras), a documentação atualizada do Motorista e do caminhão, entre outras. Pricipalmente, a confirmação do uso exclusivo do tanque para o transporte de ÁGUA POTÁVEL.

- É importante ressaltar que esse trabalho faz parte da rotina de ações realizadas pela Vigilância Sanitária e pela Vigilância Ambiental, tanto com os Caminhões Pipas contratados pela Prefeitura, quanto para os Caminhões Pipas particulares.

- Esses últimos (os particulares), o Coordenador da Vigilância Sanitária, Gutemberg Dantas pede à população que fique atenta e perguntem ao motorista do caminhão sobre a origem da água; se ele está cadastrado na Vigilância Sanitária. A população pode observar *O LACRE/ADESIVO* da Vigilância Sanitária na parte de trás do veículo.

- É obrigatório para quem comercializa Água para o consumo humano está devidamente cadastrado na VISA Municipal.

Apoio: Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.