A Secretaria de Esporte e Lazer junto com a Secretaria Educação da cidade de Esperança abriram, no dia 08 de setembro, a 26ª Edição dos Jogos Municipais com a presença dos estudantes, atletas, professores e familiares, além das autoridades da cidade como o Prefeito Thiago Moraes, a Primeira-Dama – também Secretária de Educação – Angélica Almeida e, por fim, o Secretário de Esporte e Lazer, Paulo Sérgio. A cerimônia de abertura foi marcada pelo revezamento da tocha entre os alunos e seus respectivos familiares.
Os Jogos Municipais terão a participação de 500 alunos e as Secretárias esperam, em média, 3500 pessoas entre atletas e torcedores de 27 escolas da rede pública e privada da cidade de Esperança, e acontecerão nos principais ginásios da cidade até o dia 26 de setembro. Segundo o Secretário de Esporte e Lazer, Paulo Sérgio, quando perguntado sobre o resultado que deseja alcançar, o objetivo é “alcançar a interação e o aumento de crianças e adolescentes inseridos no esporte. Impulsionar o hábito para melhorar a qualidade de vida e apresentar atividade física como alternativa de saúde, desenvolvimento pessoal e profissional”.
Perguntado também sobre a realização de outras competições, o Secretário responde serão realizadas as competições de futebol, basquete, corridas e passeios ciclísticos. Ele afirma: “ainda esse ano, teremos outras competições para poder envolver outras classes e outras pessoas da nossa amada Esperança”.
Por fim, a Secretária de Educação e Cultura, Angélica Almeida, destaca a importância do esporte para o processo de aprendizado do aluno. Segundo ela, “O esporte contribui significativamente para o desenvolvimento escolar nas mais variadas dimensões: emocional, social, comportamental e cognitiva. O envolvimento com o esporte ajuda na disciplina, foco, ajudando assim, na organização de tempo, estímulo ao raciocínio rápido, autoconfiança, melhora a saúde mental e física, ajuda a ter resiliência e a superar os obstáculos, entre tantos outros benefícios que o esporte é capaz de somar no desempenho acadêmico”. E finaliza falado como o esporte contribui para a permanência do adolescente na escola. Angélica pontua que “outro ponto relevante é a prevenção de comportamentos de risco e da evasão escolar. A rotina esportiva mantém os jovens ocupados e motivados, afastando-os de ambientes negativos”.