Notícia

Prefeitura Municipal de Esperança-PB firma contrato com agricultores familiares para aquisição de produtos da agricultura familiar

Publicado em 18/04/2024 às 11:41


A Prefeitura Municipal de Esperança-PB, deu mais um importante passo em direção à valorização da agricultura familiar e à promoção da alimentação saudável nas escolas municipais. Nesta quinta-feira (18), foi firmado um contrato com agricultores familiares para a aquisição de produtos da agricultura familiar destinados à merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, para o ano letivo de 2024.


A Secretaria Municipal de Educação – SEDUC, em conjunto com a coordenação da merenda escolar e a equipe de nutricionistas, foi responsável por definir o cardápio e os quantitativos de produtos a serem adquiridos da Agricultura Familiar, respeitando o calendário da produção local. O valor a ser adquirido é de no mínimo 30% dos recursos repassados pelo FNDE para a aquisição da merenda escolar.


O evento de assinatura do contrato contou com a participação ativa dos agricultores familiares da COAFE, além de representantes importantes da administração municipal, como o chefe de Gabinete, Secretário de Agricultura, SEDUC/Coordenação da merenda, Secretaria adjunta de Saúde, representantes da CIPA, representante do poder legislativo e equipe da EMPAER.


Além da formalização do contrato, a ocasião foi marcada por uma importante palestra da equipe Técnica de Segurança da Prefeitura de Esperança, que abordou os Riscos no Trabalho Rural. Foram destacadas a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os cuidados necessários para prevenir acidentes, especialmente voltados para o agricultor.


A iniciativa da Prefeitura de Esperança em valorizar a agricultura familiar não apenas fortalece a economia local, mas também contribui para uma alimentação mais saudável e para a conscientização sobre a segurança no trabalho rural.